InícioVila Pouca de AguiarCandidatura de José Diegas com “luz verde” do Tribunal após impugnação

Candidatura de José Diegas com “luz verde” do Tribunal após impugnação

José Diegas, candidato pelo Movimento Aguiarense Independente (MAI), diz ter sido “surpreendido” com uma notificação do tribunal relativa a uma impugnação à sua candidatura à Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

Em conferência de imprensa, o candidato explicou que foi notificado pelo tribunal sobre a sua própria candidatura, que o impossibilitaria de ser candidato à autarquia. “Fiquei surpreendido com essa impugnação sobre mim. Supostamente, a minha candidatura à autarquia seria incompatível com o facto de exercer funções de segundo secretário na Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso”.

Na notificação do Tribunal, pode ler-se que o “acórdão do Tribunal Constitucional a que o impugnante se refere não se aplica ao caso de que nos ocupamos, mas que, de qualquer forma, o referido candidato suspendeu as suas funções como segundo secretário, em momento anterior à data da entrada das listas (18.08.2025, pelas 16h00)”.

Depois de analisar a impugnação do mandatário do PSD, que era também candidato à Assembleia Municipal, José Diegas afirma que “não podíamos ficar quietos”.

“Vindo de quem veio, do candidato à Assembleia Municipal do PSD e mandatário dessa candidatura, analisámos e tivemos dúvidas sobre a sua candidatura, isto porque o Dr. João Sarmento presta serviços de assessoria jurídica ao município de Vila Pouca de Aguiar”, sem ter sido solicitada a cessação dos seus efeitos até ao dia da entrega da candidatura do referido cidadão, ou seja, o dia 18 de agosto de 2025.

“Nós nunca quisemos contestar essa candidatura, mas depois de sermos notificados com a impugnação dele próprio sobre mim, obviamente tínhamos de agir, pelo que avançámos com a impugnação da sua candidatura à assembleia municipal”, explica, adiantando que “eles ainda tentaram verificar se o nosso pedido de impugnação teria ou não dado entrada no tribunal dentro do prazo legal, tal como está na notificação. E como viu que não poderia ser candidato, não quis esperar pela própria decisão do tribunal e no dia 28 (quinta-feira) apresentou o pedido de desistência da candidatura”.

José Diegas acrescentou que o Movimento Aguiarense Independente “não procurou eliminar nenhum candidato, fizemos o processo com toda a ética e transparência.

O candidato pelo MAI frisou também que, na segunda-feira (1 de setembro), o tribunal validou esta candidatura, que “está definitivamente admitida”, no entanto, advertiu que pode haver recursos.

Para além da candidatura à câmara e assembleia municipal, o MAI apresentou candidatos a 10 assembleias de freguesia e apoia um movimento independente à Junta de Soutelo. “Não apresentámos candidatura a Sabroso, Capeludos e Vreia de Bornes”, sublinhou.

A VTM contactou a candidatura do PSD, encabeçada por Ana Rita Dias, que não se quis pronunciar, apenas disse que “o Dr. João Sarmento desistiu da sua candidatura à assembleia municipal por motivos pessoais”.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS