O Município de Chaves vai atribuir três Bolsas de Investigação com o objetivo de apoiar a realização de trabalhos inovadores, por que devem enquadrar-se na temática da “Água e Termalismo”, por ser uma matéria “de interesse para a estratégia de desenvolvimento definida para o território”. Sendo obrigatória a abordagem de propostas nesta área, a investigação pode ser na área da bioquímica, ciências farmacêuticas, engenharia biológica, biotecnológica ou química, ou em microbiologia, ciências biomédicas, assim como na área da informática.
As bolsas atribuídas terão a duração até um ano e podem candidatar-se os cidadãos de nacionalidade portuguesa e residentes no concelho de Chaves, possuidores, no mínimo, do 1.º ciclo de estudos do ensino superior. O valor mensal atribuído a cada bolseiro será de cerca de 960 euros.
“Este processo resulta da necessidade de cativar recursos humanos qualificados, em especial os mais jovens, no âmbito das políticas públicas de incentivo à fixação de jovens licenciados”, explica a autarquia liderada por Nuno Vaz, em comunicado.
A definição do perfil de bolsas de investigação potenciadoras da produção de conhecimento é levada a cabo em articulação e cooperação com outros projetos de interesse público, designadamente com o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água.
O período de candidaturas decorre até ao dia 5 de dezembro, podendo ser realizadas através da página de internet do município.