As obras de reabilitação arrancaram em 2022, com o objetivo de criar um espaço capaz de acolher visitantes e dar a conhecer o que de melhor se produz e vive nesta terra inserida na Região Demarcada do Douro.
“O concelho tem registado, ao longo dos últimos anos, um crescimento significativo no número de turistas, fruto do seu enquadramento privilegiado na região do Douro, e da passagem, quer da Rota da Estrada Nacional 2, quer do Caminho Português Interior de Santiago”, sublinha Luís Machado, presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.
A requalificação da Casa do Cantoneiro pretendeu, assim, dar resposta a esta crescente procura, proporcionando um espaço de acolhimento e divulgação. “O turista pode aqui encontrar informação sobre os produtos locais e os seus produtores, bem como dados úteis sobre a região do Douro e as múltiplas experiências que podem ser vividas na nossa Concha Vinhateira”, afirma o autarca.
Mais do que um simples ponto de paragem, a Casa do Cantoneiro é agora uma montra do território, promovendo o enoturismo, os trilhos pedestres, a gastronomia, o património e as tradições de um concelho que se orgulha das suas raízes, mas que olha o futuro com ambição.