Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Cátedra do Real Madrid aprova projeto “Creative Talent”

O projeto CreativeTalent, uma parceria entre investigadores da Universidade Europeia da Madrid (UEM), Universidade Politécnica de Madrid e da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - CreativeLab/CIDESD, foi aprovado pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid com um financiamento total de seis mil euros.

-PUB-

O projeto, coordenado pelos investigadores Sérgio Jiménez (UEM) e Jaime Sampaio (UTAD), tem como objetivo “implementar e testar programas de treino da criatividade em simultâneo com a criação de ambientes inteligentes que potenciem o desenvolvimento do talento no desporto”. 

Em Vila Real, esta fase funcionará com recurso ao Talentódromo, estrutura de desenvolvimento de talentos desportivos, apoiado também pela Câmara Municipal de Vila Real. Da equipa que levará a cabo o projeto fazem parte o docente e investigador da UTAD, Nuno Leite, e diversos bolseiros financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que têm já produzido trabalho substancial nestes domínios do treino desportivo.

O suporte científico das atividades é realizado com equipamentos e tecnologia avançada, disponíveis no CreativeLab e no TalentLab da UTAD. Numa fase posterior, serão também investigados os processos de transferência do talento no desporto para contextos laborais e escolares. 

A cerimónia de atribuição de financiamento dos projetos aprovados pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid realizou-se no estádio Santiago Bernabéu com a presença de Florentino Pérez e do diretor da Cátedra e prémio Nobel, Mário Vargas Llosa.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.