O projeto, coordenado pelos investigadores Sérgio Jiménez (UEM) e Jaime Sampaio (UTAD), tem como objetivo “implementar e testar programas de treino da criatividade em simultâneo com a criação de ambientes inteligentes que potenciem o desenvolvimento do talento no desporto”.
Em Vila Real, esta fase funcionará com recurso ao Talentódromo, estrutura de desenvolvimento de talentos desportivos, apoiado também pela Câmara Municipal de Vila Real. Da equipa que levará a cabo o projeto fazem parte o docente e investigador da UTAD, Nuno Leite, e diversos bolseiros financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que têm já produzido trabalho substancial nestes domínios do treino desportivo.
O suporte científico das atividades é realizado com equipamentos e tecnologia avançada, disponíveis no CreativeLab e no TalentLab da UTAD. Numa fase posterior, serão também investigados os processos de transferência do talento no desporto para contextos laborais e escolares.
A cerimónia de atribuição de financiamento dos projetos aprovados pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid realizou-se no estádio Santiago Bernabéu com a presença de Florentino Pérez e do diretor da Cátedra e prémio Nobel, Mário Vargas Llosa.