Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026
No menu items!
InícioAlijóChanfana no pote junta 200 pessoas à mesa

Chanfana no pote junta 200 pessoas à mesa

Em Vila Verde, no concelho de Alijó, o Festival da Chanfana juntou cerca de 200 pessoas à mesa, num evento que celebra a gastronomia tradicional e promove reencontros

-PUB-

Chanfana é um prato que não agrada a todos, desde logo por ser feita com carne de cabra velha. Em Vila Verde, no concelho de Alijó, o prato foi o ponto de partida para criar um festival que atrai, desde 2020, centenas de pessoas.

“Este festival tem sido um sucesso”, começa por dizer Toni Afonso, presidente da junta de freguesia, salientando que “as pessoas de cá gostam de manter esta tradição e acabam por se reunir nesta altura, em que ainda estão por cá muitos emigrantes, por causa do Natal”.
A chanfana é um prato típico da região e em Vila Verde é “uma homenagem aos pastores da terra”, afirma Toni Afonso, dando conta que “ninguém tem de pagar para provar a chanfana. É só aparecer”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS