Perante a epidemia do coronavírus (COVID-19), é pedido a toda a população sénior que se mantenha em casa. Sempre que residam sozinhos e perante o isolamento é fundamental garantir que se mantêm seguros, mas ativos física e mentalmente. Para isso temos uma série de dicas e sugestões para os mais velhos aplicarem no seu dia-a-dia, durante o isolamento, tendo em especial consideração o potencial impacto da Covid-19 na sua faixa etária.
Não esquecer a mente
Atividades como ler e desenhar estimulam o cérebro e é também importante dormir adequadamente, pois a falta de sono reduz a atividade plástica do cérebro, alterando a concentração, memória e humor.
Seguir hábitos alimentares corretos
Mantenha uma dieta variada e equilibrada, especialmente na terceira idade. Deve evitar gorduras e açúcar, e aderir a outros grupos de alimentos, como legumes e frutas.
Exercício físico
A atividade física constante e moderada é benéfica para a mobilidade a longo prazo. O exercício físico é bom para o corpo e também para a mente, atividades artísticas como dançar, para além de o manterem ativo, também estimulam a atividade cerebral.
Dizer não ao stress e à ansiedade
O stress faz parte do dia-a-dia e a ansiedade longa altera o cérebro, aumentando o risco de demência. Praticar regularmente técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, melhorará as habilidades de gestão ao stress, que se traduzirão num melhor funcionamento cognitivo. É importante manter-se informado, mas evite passar muito tempo a ver televisão e a receber constantemente informações sobre o coronavírus e outros temas que lhe possam causar ansiedade.
Manter o contacto com as pessoas
Mantenha o contacto com familiares e amigos através do telefone, das redes sociais, vai ajudar a manter uma atitude mais positiva e desenvolver aspirações. Se precisar de alguma coisa como comida, medicamentos, ajuda na limpeza da casa ou com outro tipo de assuntos peça ajuda aos seus familiares e amigos e mantenha também o contacto com a autarquia, através da Linha Municipal de Emergência Social – 276 340 508, ou por correio eletrónico: emergência-social@chaves.pt, pode contactar a sua Junta de Freguesia e Farmácias da sua localidade de residência.
Plano de emergência
Caso precise de ajuda, é importante conhecer as medidas adotadas pelo seu município, pois devemos saber exatamente como agir perante uma emergência.
Lembre-se: O isolamento contribui para que o vírus não se propague. O período de isolamento não irá durar para sempre. São alguns dias. Tal como lidou com outras situações difíceis no passado, também será capaz de lidar com esta.