Domingo, 17 de Outubro de 2021

Como os seniores devem lidar com o isolamento

Perante a epidemia do coronavírus (COVID-19), é pedido a toda a população sénior que se mantenha em casa. Sempre que residam sozinhos e perante o isolamento é fundamental garantir que se mantêm seguros, mas ativos física e mentalmente. Para isso temos uma série de dicas e sugestões para os mais velhos aplicarem no seu dia-a-dia, […]

-PUB-

Perante a epidemia do coronavírus (COVID-19), é pedido a toda a população sénior que se mantenha em casa. Sempre que residam sozinhos e perante o isolamento é fundamental garantir que se mantêm seguros, mas ativos física e mentalmente. Para isso temos uma série de dicas e sugestões para os mais velhos aplicarem no seu dia-a-dia, durante o isolamento, tendo em especial consideração o potencial impacto da Covid-19 na sua faixa etária.

Não esquecer a mente

Atividades como ler e desenhar estimulam o cérebro e é também importante dormir adequadamente, pois a falta de sono reduz a atividade plástica do cérebro, alterando a concentração, memória e humor.

Seguir hábitos alimentares corretos

Mantenha uma dieta variada e equilibrada, especialmente na terceira idade. Deve evitar gorduras e açúcar, e aderir a outros grupos de alimentos, como legumes e frutas.

Exercício físico

A atividade física constante e moderada é benéfica para a mobilidade a longo prazo. O exercício físico é bom para o corpo e também para a mente, atividades artísticas como dançar, para além de o manterem ativo, também estimulam a atividade cerebral.

Dizer não ao stress e à ansiedade

O stress faz parte do dia-a-dia e a ansiedade longa altera o cérebro, aumentando o risco de demência. Praticar regularmente técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, melhorará as habilidades de gestão ao stress, que se traduzirão num melhor funcionamento cognitivo. É importante manter-se informado, mas evite passar muito tempo a ver televisão e a receber constantemente informações sobre o coronavírus e outros temas que lhe possam causar ansiedade.

Manter o contacto com as pessoas

Mantenha o contacto com familiares e amigos através do telefone, das redes sociais, vai ajudar a manter uma atitude mais positiva e desenvolver aspirações. Se precisar de alguma coisa como comida, medicamentos, ajuda na limpeza da casa ou com outro tipo de assuntos peça ajuda aos seus familiares e amigos e mantenha também o contacto com a autarquia, através da Linha Municipal de Emergência Social – 276 340 508, ou por correio eletrónico: emergência-social@chaves.pt, pode contactar a sua Junta de Freguesia e Farmácias da sua localidade de residência.

Plano de emergência

Caso precise de ajuda, é importante conhecer as medidas adotadas pelo seu município, pois devemos saber exatamente como agir perante uma emergência. 

Lembre-se: O isolamento contribui para que o vírus não se propague. O período de isolamento não irá durar para sempre. São alguns dias. Tal como lidou com outras situações difíceis no passado, também será capaz de lidar com esta.

Mais Lidas | opinião

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.