Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Concelho lidera lista negra com maior número de incêndios a nível nacional

Com apenas dois meses volvidos em 2019, Montalegre destacou-se a nível nacional pelas piores razões, com o maior número de incêndios registados e maior área ardida em Portugal, segundo o relatório nacional provisório de incêndios rurais.

-PUB-

Entre 1 de janeiro e 26 de fevereiro registaram-se 61 incêndios, que se traduziram em 161 hectares de área ardida. David Teixeira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e vice-presidente da autarquia, mostrou-se insatisfeito com o elevado número de ocorrências que se registaram em apenas 57 dias, evidenciando que “o território e o clima estão a sofrer alterações, e até ao momento isso tem-se refletido de forma muito negativa”.

A conjugação entre as referidas alterações e as queimadas levadas a cabo pelas pessoas tem contribuído para que o controlo se perca com maior facilidade. “Temo-nos empenhado em sensibilizar os presidentes de junta, os responsáveis dos conselhos diretivos dos baldios e a comunidade de que as queimas e queimadas não podem ser de iniciativa privada nem podem ser deixadas ao abandono. Têm que ser controladas e seguras, porém e os esforços têm sido inglório devido ao número de ignições registadas”, lamentou David

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.