São eles: o Auto da Paixão (Vilar de Perdizes – Categoria: Rituais e Costumes); Burel (Montalegre – Categoria: Artefactos); Carrejadas (Cabril – Categoria: Rituais e Costumes); Feira do Fumeiro (Montalegre – Categoria: Festas e Feiras); Noite das Bruxas (Montalegre – Categoria: Festas e Feiras); Ponte da Misarela (Sidrós – Categoria: Lendas e Mitos); São João da Fraga (Pitões das Júnias – Categoria: Procissões e Romarias) e Vezeira da Rês (Fafião – Categoria: Rituais e Costumes). Seis apostas são promovidas pelo município de Montalegre. O “Auto da Paixão” aparece sob a chancela da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e as “Carrejadas” com o selo do Conselho Diretivo dos Baldios de Cabril. Uma forte aposta, sob vários ângulos, que promete reforçar a visibilidade de um território exuberante na beleza paisagística, portentoso no património cultural e turístico e sedutor em riqueza gastronómica.
O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal/2020 é a Cultura Popular. Dentro do tema, as categorias a concurso são o artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.
Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma. Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.
Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados. Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados. Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados. Na gala final, a decorrer no dia 5 de setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.