Sábado, 16 de Outubro de 2021

Concurso Internacional de Fotografia 2020

O Museu do Douro dá continuidade ao concurso fotográfico inserido no projeto “Fotografia Contemporânea no Douro”.

-PUB-

Tendo em conta a importância da fotografia na formação de memórias coletivas, o concurso de fotografia pretende dinamizar e dar visibilidade ao património construído no presente, parte da memória futura. Este é um projeto de recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro (RDD) para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses.

Lançado em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), o concurso tem por objetivo estimular processos de contacto com o território e a sua representação, bem como sensibilizar todos os participantes para a descoberta e observação da Região. O desafio proposto passa por retratar a memória da secular Região Demarcada do Douro, das gentes do Douro Vinhateiro, das suas construções e dos objetos com que fazem vinho.

As imagens vencedoras do concurso integrarão a base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, projeto que procura identificar e divulgar a documentação visual associada à Região Demarcada. Através do olhar diferenciado e da interpretação de cada participante pretende-se a obtenção de visões de memória do território baseadas também nas perspectivas de futuro.

A compreensão de lugares, possivelmente desconhecidos, deste território e a promoção um novo olhar sobre a fotografia são os principais objectivos deste concurso, inserido no protocolo mecenático celebrado entre o Museu do Douro e a EDP – Gestão da Produção de Energia S.A. (EDPP).

Além do prémio que será revertido em material fotográfico, todos os trabalhos selecionados pelo júri do concurso integrarão uma exposição temporária e itinerante promovida pelo Museu do Douro e pelo IVDP, a inaugurar durante o “Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro”, que terá lugar a 10, 11 e 12 de novembro de 2020.

O regulamento está disponível em https://issuu.com/fundacaomuseudodouro/docs/regulamento_concurso e a inscrição deve ser feita através do preenchimento do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed7PQmrpq_t6xM9xRkJixSfzB1ZkJZUz-XFKdJbvHqA9QGNw/viewform

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.