Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Concurso pecuário reuniu mais de 80 animais de raça barrosã

A tradição voltou a ser cumprida na Venda Nova, concelho de Montalegre. O afamado concurso pecuário de raça barrosã, considerado o mais antigo do concelho, reuniu mais de 80 animais. Com orgulho, os produtores apresentaram os melhores exemplares nas diferentes categorias.

À semelhança de anos anteriores, voltou à rua o cortejo de animais de raça barrosã, que atraiu muitos apreciadores e curiosos. Organizado pela União das Freguesias da Venda Nova e Pondras.

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, referiu que "a Venda Nova cumpriu a tradição e deu o pontapé de saída com muita classe". O número de animais a concurso "é o resultado da aposta do município na valorização e promoção de uma espécie que esteve em vias de extinção". No entanto, explicou que é preciso "garantir o consumo da carne barrosã na gastronomia local".

Por sua vez, António Reis, presidente da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras, considerou que "foi alcançado um recorde de animais a concurso" onde foram superadas "todas as expetativas". Espera que no futuro "os produtores continuem a contribuir para que não se deixem morrer as tradições". 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.