Quarta-feira, 13 de Maio de 2026
Alto TâmegaCongresso de Urgência e Emergência reúne especialistas em Chaves

Congresso de Urgência e Emergência reúne especialistas em Chaves

É já sexta-feira que a cidade de Chaves recebe o III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso.

-PUB-

O evento, que vai ter como lema “Quando o (In)Esperado Acontece”, vai reunir especialistas na área da urgência, de várias profissões de saúde.

Organizado pela Associação Profissional de Saúde do Alto Tâmega (APSAT), o congresso pretende ser “um espaço privilegiado de atualização científica, troca de experiências e valorização dos profissionais que diariamente atuam em cenários críticos de saúde”.

O diversificado programa científico abrange temas como as urgências pediátricas, cuidados paliativos, trauma, emergências cardíacas e neurológicas, entre outros. Através de sessões de casos clínicos, mesas redondas, simpósios e debates interativos, os participantes “terão oportunidade de aprofundar conhecimentos e discutir práticas inovadoras”.

Segundo a comissão organizadora, o congresso pretende afirmar-se como um marco científico no interior do país, promovendo diálogo, inovação e excelência na prática clínica. “Queremos que este evento seja não apenas um espaço de aprendizagem, mas também uma oportunidade para reforçar a cooperação entre profissionais e instituições de saúde, colocando o Alto Tâmega e Barroso no mapa das grandes discussões em urgência e emergência médica”, refere a organização.

Mas nem só de palestras e debates será composto o evento. É que até sexta-feira, decorrem formações acreditadas e workshops especializados.

Amanhã (17), acontece um Curso de Suporte Básico de Vida com DAE, acreditado pelo INEM, e destinado a capacitar profissionais e comunidade para resposta eficaz em situações de paragem cardiorrespiratória.

Já quinta-feira (18) tem lugar o workshop de Acessos Vasculares Intraósseos, ministrado pela Teleflex, focado em técnicas essenciais em situações de emergência extrema.

O congresso vai abrir com comunicações orais e uma sessão inaugural, seguindo-se apresentações que abordarão casos clínicos desafiadores em pediatria, cuidados paliativos no serviço de urgência, tomada de decisão em trauma torácico e abdominal, síndromes cardíacos complexos, como Brugada e Takotsubo, tratamento do AVC isquémico (trombólise e trombectomia), PCR intra-hospitalar e o papel das equipas de emergência médica.

O encerramento inclui a entrega de prémios e um jantar convívio, promovendo o espírito de partilha entre profissionais de saúde.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS