A Câmara Municipal de Montalegre decidiu cancelar o evento da “Sexta 13”. Orlando Alves, presidente da autarquia, referiu, em comunicado, que tomou esta decisão “consciente que, desta forma, se está a prevenir o risco, a proteger a população e a defender a saúde pública”.
O autarca pediu ainda aos “muitos milhares de aficionados e a todos os quantos ao longo dos anos se empenharam para que o evento Sexta 13 seja o grande cartaz promocional de Montalegre e terras de Barroso” compreensão face à “decisão que, contrafeito, sou forçado a tomar”.
O cancelamento da Sexta 13 surge na sequência de um parecer emitido pela Comissão Municipal de Proteção Civil e do Plano de Mediação e Gestão do Risco elaborado pela Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso que aconselhou a não realização do evento dado o número de pessoas que atrai à vila barrosã.
Ainda em comunicado, Orlando Alves garantiu que o evento voltará “em novembro com a mesma força, entusiasmo e determinação caso, como espero, o grave problema com que ora nos confrontamos seja definitivamente debelado”.