O novo aparelho, mais especificamente um novo mamógrafo digital direto, será instalado numa unidade móvel de rasteio de cancro da mama, que estará acessível a tudo o Núcleo Regional do Norte.
A doação do aparelho foi realizada através da entrega de um cheque simbólico de 15.000 euros, contributo com o qual o Crédito Agrícola pretende apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Em comunicado de imprensa, o grupo financeiro explica que o objetivo deste donativo para a LPCC é ajudar “na consciencialização e prevenção do cancro da mama, comparticipando um novo equipamento que será útil para as campanhas gratuitas de rastreios desta doença, que permitem o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial”.
A cerimónia de entrega do cheque foi realizada na Caixa Central, edifício sede do Grupo CA, para a qual estiveram presentes Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola e de Francisco Ferreira, presidente da Direção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O mês do “outubro Rosa” é o mês dedicado à sensibilização do cancro da mama, durante o qual se assinalam o Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de outubro e o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama a 30 de outubro.
Em Portugal, só em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e morreram da doença 1.800 mulheres, a LPCC tem combatido a doença realizando mais de 4,3 milhões de mamografias de rastreio e encaminhando mais de 20.000 mulheres para tratamento.