Sábado, 4 de Dezembro de 2021

Criada equipa para ajudar idosos e cuidadores

O município de Alfândega da Fé criou uma equipa, composta por técnicos de várias áreas, que se desloca pelo concelho transmontano para dar apoio a idosos e cuidadores e encaminhar para respostas sociais, divulgou hoje a autarquia.

-PUB-

Desde maio que está no terreno a Equipa de Atenção Biopsicossocial à Pessoa Idosa e acompanha atualmente 20 idosos em situação mais vulnerável, deslocando-se ao domicílio, como disse à Lusa Maria Manuel Silva, a vice-presidente da câmara.

Além de satisfazer as necessidades dos idosos, os cuidadores informais são outra preocupação desta equipa composta por seis profissionais, concretamente enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, sociólogo e psicomotricista.

“Cuidar de quem cuida” é o propósito que motivou hoje um encontro dedicado aos cuidadores informais, e à apresentação pública da equipa.

“Há muitos que se têm dedicado anos a fio a cuidar de outros de igual idade, ou superior, e que acabam por se esquecer deles próprios e dos seus direitos”, observou a vice-presidente.

A equipa multidisciplinar está também atenta a estes casos, disponibilizando nomeadamente apoio psicológico, e presta apoio e acompanhamento em várias dimensões com o objetivo de “contribuir para retardar, ou mesmo evitar, a institucionalização”, salientou Maria Manuel Silva.

O objetivo “é dar a máxima atenção aos problemas e necessidades dos idosos que se encontram mais isolados, procurando respostas e soluções para os seus problemas diários”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.