Já chegou aos supermercados portugueses a nova marca de cogumelos produzida em Portugal – CUGA. Cláudia Ferra, diretora comercial da empresa, acredita que a marca que vai estar nas prateleiras da grande distribuição contribuirá para elevar a faturação da empresa, a qual em 2024 se cifrou em cerca de 21 milhões de euros e deverá alcançar os 24 milhões em 2026.
Depois de muitos anos a fornecer cogumelos frescos às principais cadeias da grande distribuição para as suas marcas próprias, a CUGA (antiga Varandas do Sousa) detém cerca de 80% da produção de cogumelos frescos em Portugal. Com o lançamento da CUGA, fará chegar ao mercado português uma gama cuidadosamente selecionada e embalada, assegurando um produto de elevada qualidade pela frescura, calibragem e cuidado na apresentação.
A gama apresenta quatro segmentos: “Clássicos”; “Fusão”; Únicos” e “Sazonais”. No segmento “Clássicos” destacam-se os cogumelos “baby” nas versões branco e marron, apresentados em inovadoras embalagens que permitem usar e, depois, conservar no frigorífico o produto não utilizado em perfeitas condições até à próxima utilização. Este segmento é complementado por cogumelos brancos e marron apresentados em diferentes combinações.
No segmento “Fusão” – estão disponíveis um mix para grelhar, um mix “oriental” para o wok e um mix “baby” ideal para risotto. Na gama de cogumelos “Únicos”, os consumidores vão ter uma seleção para rechear ou saltear. Quanto aos “Sazonais”, a CUGA irá apostar nos períodos de maior consumo e apresentar ao mercado combinações de diferentes cogumelos em pequenos cabazes, com as espécies que acompanham melhor os pratos das alturas festivas.
“Estamos muito confiantes numa boa recetividade do consumidor pela qualidade do produto, pela sua frescura e cuidadosa apresentação em embalagens muito apelativas” afirma Claúdia Ferra, responsável de produto da CUGA. “As equipas nas várias unidades da CUGA estão muito empenhadas em assegurar que todo o processo, desde a colheita até ao embalamento, vai diferenciar a nova marca e fomentar a compra”, acrescenta a diretora comercial. “Todas as embalagens terão um código QR com a descrição do tipo de cogumelos em causa e uma sugestão de receita para a sua confeção, graças às 14 receitas desenvolvidas pela chef Lígia Santos”.


