Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021
®DR

D. António Marto celebra 50 anos de ordenação sacerdotal

O Cardeal D. António Marto comemora, dia 7 de novembro, 50 anos de ordenação sacerdotal e celebra, às 16h30, a eucaristia de ação de graças na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

-PUB-

“É sua vontade que não haja celebrações especiais, pois entende serem suficientes as já realizadas na diocese ao longo deste ano, envolvendo as diversas vocações e os demais sacerdotes jubilários: a missa crismal de quinta-feira santa, o jubileu das vocações, que envolveu também casais e pessoas consagradas, e os jubileus sacerdotais”, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.

Além desta celebração, “está a preparar-se a edição de um livro em que se reúnem as cartas pastorais que escreveu ao longo dos 15 anos de ministério na Diocese de Leiria-Fátima e outros elementos”.

D. António Marto nasceu em Tronco (Chaves), diocese de Vila Real, no dia 5 de maio de 1947 e foi ordenado sacerdote em Roma, no dia 7 de novembro de 1971, pelo cardeal D. António Ribeiro.

Exerceu o ministério sacerdotal como educador no Seminário do Porto, professor de Teologia e colaborador na atividade pastoral paroquial naquela diocese e foi ordenado bispo em 2001, exerceu o ministério episcopal em Braga e em Viseu.

Nomeado para a Diocese de Leiria-Fátima, iniciou a sua missão nesta Igreja particular, no dia 25 de junho de 2006. Tendo recebido o Papa Francisco na sua peregrinação a Fátima, em maio de 2017, D. António Marto foi por ele criado cardeal em 2018.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.