Aliás, este atleta de 22 anos, natural de Póvoa de Lanhoso, brilhou no fim-de-semana na prova do I torneio Ori-BTT Orimarão, em Vila Pouca de Aguiar, prova pontuável para a Taça de Portugal e Liga Espanhola, ao classificar-se em terceiro lugar, à frente de muitos dos atletas que vão ser seus adversários no Mundial de Montalegre.
Este torneio serviu de preparação para os Mundiais de Seniores e Juniores: Alemanha, Austrália, Dinamarca, Espanha, Irlanda, Japão, Roménia e Rússia competiram na prova de Vila Pouca de Aguiar e cumprem também, naquela região, a semana de estágio para a grande competição.
Em Chaves, encontram-se em estágio os atletas portugueseses: Daniel Marques (21º), Paulo Alípio (44º), Davide Machado (57º), Joel Morgado (78º), José Marques (185º), Mário Guterres (339º), Susana Pontes (51ª), Maria Amador (68ª), Rita Madaleno (103ª), Ana Filipa Silva, Margarida Colares, Rui Silva, João Palhinha, Tiago Silva e João Figueiredo.
O 8º WOC e o 3º JWOC são organizados pela Federação Portuguesa de Orientação, com mandato atribuído pela IOF (International Orienteering Federation).
A região do Alto Tâmega e Barroso – com o centro em Montalegre – foi seleccionada para acolher este evento por oferecer excelentes condições em termos desportivos, descentralizando uma organização ao mais alto nível, e procurando dar a quem a visita as melhores condições em termos de acolhimento, natureza, história e cultura.