Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
No menu items!

De uvas maduras, O único produtor-engarrafador do concelho, produz “verde”

De vinhas viradas para o Tâmega, situadas entre duzentos e quatrocentos metros de altitude, nasce um vinho verde branco de muita procura e afamado pelas suas características: o “Senra de Cima”. Além da sua qualidade, tem a particularidade de ser produzido pelo único produtor-engarrafador do concelho de Ribeira de Pena, João José Alves Pereira. A […]

-PUB-

De vinhas viradas para o Tâmega, situadas entre duzentos e quatrocentos metros de altitude, nasce um vinho verde branco de muita procura e afamado pelas suas características: o “Senra de Cima”. Além da sua qualidade, tem a particularidade de ser produzido pelo único produtor-engarrafador do concelho de Ribeira de Pena, João José Alves Pereira. A localização privilegiada das vinhas e o usufruto de um micro-clima conferem graduações pujantes às uvas das castas pedernã, azal e trajadura que podem chegar, mesmo, aos catorze graus.

“Estamos a falar de um vinho com Denominação de Origem Controlada, verde típico, produzido numa área de transição, com terrenos muito expostos ao sol, poucos nevoeiros e terrenos graníticos e de aluvião” – refere João Pereira.

Os vinhos de Ribeira de Pena têm um equilíbrio, quase perfeito, entre os açúcares e a acidez, como comprova esta frase de João Alves Pereira: “Das uvas bem maduras, produzo vinho verde. Todo o processo, desde a vinha à garrafa, é feito com cuidado” – sublinhou.

As zonas de excelência para a produção de vinhos verdes do concelho de Ribeira de Pena são as freguesias de Salvador, Cerva, Agunchos e Formoselos. A colheita deste produtor-engarrafador varia entre as oitenta e cem pipas de vinho e destina-se ao mercado nacional, embora já tenha recebido uma proposta de exportação para África.

O “Senra de Cima – DOC 2006” apresenta-se luzidio, fluído, mineral, aromático a frutas doces tropicais (ananás), com estrutura, acompanhando bem a cozinha tradicional de Ribeira de Pena, como os milhos, as couves com feijão e o cabrito assado ou grelhado, perfumado com alho.

A Quinta Senra de Cima obtém os seus vinhos de uvas provenientes de vinhedos classificados pela Comissão de Vitivinicultura da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na Sub-Região de Basto.

 

Jmcardoso

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS