De acordo com a informação das autoridades, os suspeitos foram apanhados em flagrante delito, no sábado, por populares de Penhas Juntas, quando estariam a furtar castanha num souto.
Os suspeitos, segundo a GNR, terão fugido em dois veículos, por caminhos de terra batida, quando se aperceberam da presença de outras pessoas e foram mais tarde intercetados e identificados pelas autoridades.
A GNR foi alertada por populares e os militares encontraram as viaturas em que os suspeitos terão fugido, abandonadas perto de uma localidade.
Os suspeitos foram encontrados no lugar de Vale de Abelheira.
A GNR apreendeu as viaturas utilizadas no furto e “170 quilos de castanhas, entretanto devolvidas ao legítimo proprietário”.
Segundo a Guarda, “os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Bragança”.
A região de Trás-os-Montes é responsável por 80% da produção nacional de castanha, sendo esta a época do ano em que decorre a campanha e em que recorrentemente são registados furtos de grandes quantidades daquela que é considerada “o petróleo transmontano” pelo valor económico.
No mês de novembro foram participados às autoridades dois furtos de quantidades avultadas, concretamente a rondas as quatro toneladas cada.
Um dos furtos ocorreu na aldeia de Parada, concelho de Bragança, com prejuízos estimados pelo proprietário em cerca de “oito mil euros”.
O alvo do outro foi a maior empresa da região de comercialização e transformação de castanha, a Sortegel, também em Bragança.