Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Distrito com o primeiro “Quiosque da Água”

No âmbito do protocolo de geminação entre Ribeira de Pena e Saint--Galmier assinado, no sábado, nos Paços do Concelho, o Comité de Geminação e o Município francês ofereceram à edilidade portuguesa uma magnífica réplica do «kioske» da água de um dos maiores produtores e engarrafadores mundiais de água de mesa, a Badoit.

-PUB-

Transportada desde a cidade francesa, grande parte da estrutura do «Quiosque da Água» é em madeira e já está montada na Praça Saint-Galmier, que foi inaugurada, no sábado, em Ribeira de Pena, com a presença do Maire gaulês Jean – Yves Charbonnier. O conjunto, que se enquadra muito bem no local, é composto ainda por um elemento de granito, oriundo de Cerva, que ostenta a fonte.

Este “Quiosque da Água” é o primeiro do género do distrito, que poderá vir a funcionar como mais ex-libris da vila transmontana. Os dois autarcas estavam visivelmente satisfeitos com esta inauguração e também com a concretização da geminação, como nos confirmou o Maire francês. “É um símbolo e uma referência de união das duas localidades. Fiquei igualmente muito feliz com esta geminação. Adorei a região, a sua paisagem natural e arquitectónica. No futuro, poderemos desenvolver vários projectos em comum”. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, considerou o «kioske» como mais “um elo de amizade entre as duas comunidades”, sendo que a geminação consumada “acabou por ser natural”, dado “existirem, desde há mais de 60 anos, relações de amizade entre as duas localidades, graças a grande comunidade emigrante existente, com raízes em Ribeira de Pena”. Como gesto de retribuição, a autarquia portuguesa enviou para o município francês um espigueiro (canastro) em granito.

De referir ainda que, Saint-Galmier é famosa pela sua água gasosa mineral, já prescrita no século XVIII por médicos locais e provavelmente anteriormente apreciada pelos romanos. A água jorra naturalmente gasosa sob pressão, a uma temperatura constante de 16°, e brota de uma profundidade de mais de 100 metros escavados no granito. A empresa Badoit, instalada em Saint-Galmier, possui uma das águas mais famosas de França e até mesmo do Mundo. Em média, são engarrafadas mais de 300 milhões de garrafas por ano, estando obrigada a compensar o Município local por cada garrafa de água vendida. Uma deliberação assumida entre as partes mas que bem poderia ser copiada na nossa região.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS