O Comando Territorial de Vila Real, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve ontem, no decorrer de uma ação de fiscalização, dois homens pelo crime de caça próxima a residências e espaço público e o abate de uma espécie não cinegética.
Os dois indivíduos, com 83 e 87 anos, encontravam-se entre as localidades de Poiares e Canelas, no concelho de Peso da Régua, “a caçar a menos de 250 metros de habitações”, como confirma o tenente-coronel Eduardo Lima.
“Um deles cometeu ainda a infração de ter caçado uma Rola Turca, uma espécie não cinegética”, acrescenta.
No decorrer da ação, foram apreendidas duas armas de fogo, 33 cartuchos, as cartas de licença de caça e a documentação das respetivas armas.
Os caçadores, moradores na região, foram constituídos em liberdade e aguardam julgamento para aplicação das respetivas medidas de coação.
“Serão notificados para comparecer em tribunal no dia de hoje, onde será realizado o julgamento sumário ou outro procedimento”, conclui o tenente-coronel Eduardo Lima.
A GNR relembra que a captura de espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, “incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas e a punição com pena de prisão pode ir até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias”.