Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioLamegoDouro tem de “apostar na agricultura de precisão e diversificar oferta”

Douro tem de “apostar na agricultura de precisão e diversificar oferta”

O Teatro Ribeiro Conceição recebeu as comemorações do 24º aniversário do Alto Douro Vinhateiro elevado a património mundial. Este ano, os protagonistas foram os estudantes da região

-PUB-

António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), disse que quando se fala que Portugal tem um problema de produtividade, isso que dizer que “temos de valorizar mais aquilo que produzimos”.
E tal como o país, também o Douro tem muitos desafios pela frente, muitos deles são iguais a outras regiões, elencando que o mais importante é a criação de valor.

“Um dos desafios é que aquilo que produzimos seja mais valorizado, seja o vinho, o azeite, o produto turístico ou a atividade industrial. Só assim é que vamos alimentar um círculo virtuoso de melhor rendimento, melhores salários e atratividade, que é aquilo que queremos”, afirmou o presidente da CCDR-N à margem das celebrações do 24º aniversário do Douro Património Mundial da UNESCO, que este ano decorreram em Lamego.

António Cunha lembrou que é necessário apostar na diversificação da economia. “É importante trazer alguma indústria para o Douro, porque uma economia mais diversificada é mais resiliente, mas o setor primário continuará a ter um peso muito grande no Douro, nomeadamente o setor vitivinícola, mas também o azeite e outras culturas ligadas aos frutos secos (castanha e amêndoa)”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS