Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Duarte Costa vencedor em pares e vice em singulares

Nos dias 28 e 29 de Agosto realizou-se, nos courts do Clube de Ténis de Oliveira do Hospital, o torneio “XI Cidade de Oliveira do Hospital”, prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis e pontuável para o ranking nacional absoluto. Duarte Costa, atleta vila-realense, representante da escola duluténis sagrou-se campeão em pares e vice-campeão em singulares.

-PUB-

Debaixo de temperaturas elevadas e de um ar seco, características próprias da região, a competição jogou-se nas variantes de singulares e pares masculinos. Perante atletas vindos de várias partes do país (Porto, Lisboa, Leiria, Viseu, etc.), Duarte, nº 36 nacional, era o segundo mais bem classificado do torneio.

Na variante de singulares masculinos, Duarte não teve caminho fácil até à final. Segundo o próprio “apesar de alguns resultados parecerem fáceis só assim foram devido a muita concentração e esforço durante os encontros, tive adversários bastante duros”. O sorteio ditou que fosse Rodolfo Antunes, da ET Príncipe Perfeito, o primeiro oponente vencido. Passada a primeira ronda, seguiu-se um atleta desconhecido para Costa: Marco Gomes Pereira, jogador lisboeta que mostrou em todo o encontro ser um competidor nato e sempre mostrando bastante consistência nos golpes de fundo. Após um primeiro set disputadíssimo, 7/5, Duarte Costa viria a fechar o segundo set com um resultado mais amplo de 6/1.  Na ronda seguinte, seguiu-se um reencontro de velhos amigos: Duarte Costa vs Luís Faustino. Demonstrando-se já numa fase mais confiante da prova o atleta transmontano não deixou que o seu adversário ganhasse confiança e aplicou-lhe um duplo 6/0. Na final, Duarte Costa voltou a encontrar João Marques, atleta de Almada. Após um primeiro set “sem história” (6/0 favorável a Marques) assistiu-se a um segundo set bem mais disputado. Apesar de grandes possibilidades de levar o encontro para uma terceira partida, Costa não resistiu ao jogo extremamente defensivo do seu adversário e perdeu por 7/5.

Em pares, Duarte fez dupla com o seu amigo e anteriormente adversário Luís Faustino. Foi a primeira vez que estes atletas se juntaram para disputar um torneio de pares. E, para a primeira vez, seria impossível conseguir melhor: a dupla Costa/Faustino sagraram-se campeões! Segundo eles, “foi um torneio justamente ganho pois quando chegamos à final estávamos muito confiantes e bastante entrosados”. Na final, derrotaram a dupla João Marques/Ivo Lapão por 6/2 e quando estava 2/0 a favor de Costa/Faustino, Marques desistiu com dores no braço esquerdo.

Fica assim marcado mais um torneio por uma excelente prestação de Duarte Costa. Mostra que este ano está a mostrar estar em bom ritmo para obter uma excelente classificação. Estão já em agenda novas competições para este mês de Setembro.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS