A EDP Distribuição premiou os melhores projetos do ‘Hack The Electron’, uma maratona de aprofundamento de ideias e criação de projetos, realizada em parceria com a EDP Inovação e a Taikai. Esta iniciativa teve o intuito de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as Energy Box, de forma a tirar o melhor partido do enorme potencial que estes novos equipamentos, que estão a substituir os atuais contadores, oferecem aos utilizadores da rede e aumentar a qualidade de vida de milhões de consumidores de eletricidade.
O chamado Hackathon, que arrancou a 15 de maio e tinha em jogo um total de 15 mil euros em prémios, foi constituído por duas competições que decorreram durante o mês de junho. Na primeira (competição A), os participantes tiveram acesso a um conjunto de dados totalmente anónimos e descaracterizados de clientes domésticos, tais como a potência contratada, o tipo de tarifa e a tipologia de ligação e o consumo, com o propósito de pensar, desenvolver e criar protótipos de serviços que pudessem gerar valor para o consumidor final. Na segunda competição (competição B), as equipas receberam um kit Energy Box para que pudessem desenvolver soluções inovadoras com base nos dados que estão disponíveis e acessíveis em tempo real nesses equipamentos.
135 programadores, estudantes, empreendedores, engenheiros e criadores de startups, entre os 18 e os 40 anos de idade, participaram nesta iniciativa através da constituição de 45 equipas e do desenvolvimento de inúmeros projetos que passaram pelo crivo da EDP Distribuição. Os 8 melhores projetos de cada competição foram apresentados publicamente no evento que decorreu na semana passada, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Após a deliberação do júri, foi possível conhecer os grandes vencedores. O 1º lugar da competição A foi atribuído à equipa ‘Energy Army Knife’, que desenvolveu uma plataforma de apoio à decisão para os consumidores de eletricidade. “Propusemos um sistema de recomendação para a tarifa e para a potência contratada, com base em simuladores de aquisição de equipamentos de elevado consumo, de painéis solares e baterias. Estamos muito contentes porque trabalhámos muito e acreditamos no projeto”, disse Joana Faria, um dos elementos do grupo.
Já o 1º lugar da competição B foi atribuído à equipa ‘Zews’, por propor a melhoria na eficiência do sistema fotovoltaico, tirando partido dos dados da rede energética inteligente. “O nosso projeto é um sistema inteligente que monitoriza a exportação de energia elétrica para a rede. Sermos reconhecidos pelo nosso trabalho e esforço é uma sensação muito boa”, garantiu Miguel Silva, um dos premiados.
Com este tipo de iniciativas, e quando já estão instaladas mais de 2,3 milhões de Energy Box, a EDP Distribuição pretende estimular a comunidade a desenvolver soluções sustentáveis, fiáveis e inovadoras, capazes de melhorar a qualidade de serviço, com elevados benefícios para o consumidor.