Este ano letivo, o tema dos trabalhos a concurso foi “Cidades Sustentáveis do Futuro”, em que os alunos tiveram de realizar um trabalho de investigação sobre o tema da sustentabilidade e cidades inteligentes.
Desenvolveram ainda o pensamento crítico através da reflexão e questionamento do “estado da arte” e o espírito criativo, ao projetar a sua versão do que será o futuro e as inquietações que se lhes colocam, como a influência que a tecnologia vai ter na vida quotidiana das pessoas, a diminuição da poluição e emergência de combustíveis não poluentes e renováveis, bem como o impacto e a transformação da educação no futuro.
Este concurso, de âmbito nacional, resulta do Projeto 3Digital, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) nas áreas da modelação 3D e da realidade virtual. O projeto implica que os alunos, orientados pelos professores de informática, concebam e desenvolvam projetos, na área da modelação 3D ou da realidade virtual e aumentada.
O seu desenvolvimento visa promover o saber-fazer, o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo, assim como o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento, desenvolvimento e apresentação de projetos, o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal e a valorização do trabalho desenvolvido por alunos e as práticas dos professores.
A utilização das tecnologias no âmbito do projeto Tech Skills e no Clube da Programação e da Robótica, sob a coordenação dos professores António Mansilha e Carla Mansilha, permite a exploração de conteúdos, não contemplados nas aprendizagens essenciais da disciplina de TIC para esta faixa etária. “É feita uma abordagem integrada de diversas áreas do currículo, com recurso às tecnologias, através de experiências ou cenários de aprendizagens diferenciados e inovadores, proporcionando a realização de aprendizagens significativas e com intencionalidade”.