Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Escolas secundárias “preparadas” para receber alunos

As escolas secundárias do concelho de Vila Real estão a preparar o ano letivo 2020/2021. Apesar de ainda não estarem todas as orientações definidas, a VTM foi tentar perceber como decorrerá o ensino presencial em duas escolas da cidade, a Secundária de São Pedro e o Liceu Camilo Castelo Branco

Em declarações à VTM, a diretora da Escola de S. Pedro, Rita Mendes, revela que as aulas presenciais arrancam no próximo dia 17, com base em três planos ou cenários que já têm definidos (ensino presencial, misto e à distância). 

“Neste momento, estamos a preparar os horários para que os alunos regressem todos à escola e ao ensino presencial”, explica a diretora, adiantando que estão preparados para a eventualidade de haver um surto de Covid-19. “Nestas situações, o plano aplicado será o misto, em que os alunos mais velhos irão para casa e os mais novos, do ensino básico, continuarão com as aulas presenciais”.

O terceiro cenário, e que todos esperamos que não venha a ser necessário aplicar, é voltar ao ensino à distância, como aconteceu em março. 

As medidas básicas implementadas é o uso da máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social. No entanto, a direção da escola ainda aguarda instruções para decidir como irá decorrer na prática o novo ano letivo.

Entretanto, já foi definido que haverá metade das turmas a funcionar apenas no horário da manhã e outra metade no da tarde, para se “evitar ao máximo grandes aglomerações na escola”.

Outra medida passa por destinar uma única sala para cada turma, em que está também prevista a subdivisão da escola em quatro áreas, com quatro entradas e quatro saídas, para se “evitar o contacto entre grupos de alunos”. “Vamos tentar fazer tudo isto, foi delineado no gabinete, agora falta saber como será na prática”. 

Relativamente à cantina, a diretora garante que quem necessitar pode ali almoçar, mas o ideal é servir e levar para casa. “Os alunos que necessitem não faltarão as refeições”.

Com todas medidas para implementar, a diretora espera reforço de assistentes operacionais. “Com a renovação, a área útil da escola cresceu, uma vez que tem muito mais área

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.