À VTM, Cristina Freitas dá conta de que “as matrículas para o próximo ano letivo arrancaram na segunda quinzena de maio”, havendo “uma longa fila de espera”.
Questionada sobre o que distingue este dos demais jardins de infância, a coordenadora pedagógica destaca a existência de “espaços exteriores enormes, variados e muito estimulantes”, como são exemplo os parques infantis, a horta, o bosque e o jardim dos cheiros. Este último conta com um espaço dedicado às ervas aromáticas, outro chamado de Espaço Sensorial e ainda a Oficina Sensorial. “Têm sido um sucesso”, frisa a responsável, explicando que “as nossas crianças têm a oportunidade de semear, plantar, regar, tirar ervas daninhas e colher vegetais e frutos”.
Além disso, o jardim “proporciona, a todas as crianças, Atividades de Animação e Apoio à Família, de forma gratuita, como a iniciação ao inglês, educação musical e BabyBasket”, indica Cristina Freitas, que, realça, também, a relação com as famílias que é “muito próxima e diária”.
“As famílias estão envolvidas em atividades do plano anual, em momentos festivos e em todo o trabalho de sala de cada educadora”, afirma.
Com uma equipa de 12 pessoas, o Jardim de Infância da Santa Casa assume-se como uma referência na cidade de Vila Real.