Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

Especial Ensino: Espaço exterior é mais-valia para estimular os mais novos

A funcionar no Complexo Educativo das Florinhas da Neve, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real tem capacidade para acolher cerca de 100 crianças, sendo, neste momento, frequentado por 75, distribuídas por três salas, entre os 3 e os 6 anos.

-PUB-

À VTM, Cristina Freitas dá conta de que “as matrículas para o próximo ano letivo arrancaram na segunda quinzena de maio”, havendo “uma longa fila de espera”.

Questionada sobre o que distingue este dos demais jardins de infância, a coordenadora pedagógica destaca a existência de “espaços exteriores enormes, variados e muito estimulantes”, como são exemplo os parques infantis, a horta, o bosque e o jardim dos cheiros. Este último conta com um espaço dedicado às ervas aromáticas, outro chamado de Espaço Sensorial e ainda a Oficina Sensorial. “Têm sido um sucesso”, frisa a responsável, explicando que “as nossas crianças têm a oportunidade de semear, plantar, regar, tirar ervas daninhas e colher vegetais e frutos”.

Além disso, o jardim “proporciona, a todas as crianças, Atividades de Animação e Apoio à Família, de forma gratuita, como a iniciação ao inglês, educação musical e BabyBasket”, indica Cristina Freitas, que, realça, também, a relação com as famílias que é “muito próxima e diária”.

“As famílias estão envolvidas em atividades do plano anual, em momentos festivos e em todo o trabalho de sala de cada educadora”, afirma.

Com uma equipa de 12 pessoas, o Jardim de Infância da Santa Casa assume-se como uma referência na cidade de Vila Real.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS