Na madrugada desta sexta-feira, uma estátua de Mário Soares e duas viaturas da câmara foram alvo de vandalismo, informou o município, tendo a GNR confirmado à VTM.
A estátua de homenagem a Mário Soares foi vandalizada, tendo a cara e o local onde assenta ficado pintadas de negro, o que danificou “com gravidade e permanentemente a pedra de suporte”
Já as viaturas da câmara foram encontradas com os pneus furados, o que “forçou a paragem temporária de serviços municipais essenciais, causando transtornos consideráveis à população local”, frisa a autarquia, e esclarece que estes desempenham funções cruciais na manutenção e prestação de serviços do concelho.
Os serviços municipais estão a reunir esforços para minimizar os impactos da paralisação e esperam restabelecer a normalidade o mais breve possível. A segurança também será reforçada para evitar futuros incidentes, sendo que a GNR já iniciou uma investigação para identificar os responsáveis pelos atos de vandalismo.
Além de “prejudicarem o funcionamento dos serviços municipais, também representam custos monetários que afetam toda a população”, salienta o município em comunicado, apelando a que os cidadãos “colaborarem com as autoridades, fornecendo qualquer informação que possa ajudar na investigação para prevenir novas ocorrências”.