Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

Estreia do espetáculo luso-brasileiro “Identidades” no Teatro de Vila Real

A estreia acontece no próximo sábado, às 21h30, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.

-PUB-

Prosseguindo uma cumplicidade de vários anos, o Teatro de Vila Real e o Oniros Ensemble, formação vila-realense de música contemporânea, conceberam de raiz este projeto pensado especificamente para partilhar o palco com a dupla brasileira Lívia Nestrosvki (voz) e Fred Ferreira (guitarra).

Para a criação das canções originais que serão apresentadas no concerto “Identidades” foram convidados cinco compositores portugueses, Ângela da Ponte, Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Luís Figueiredo e Luís Trigo. E Fred Ferreira escreveu também propositadamente três temas para o projeto.

Os textos das canções são de Natália Correia, A. M. Pires Cabral, Clarice Lispector, José Saramago, Leda Cartum, Renato Frazão e Luís E. Campagnoli.

Edmundo Pires, violinista do Oniros Ensemble, tem de há muito uma grande admiração pelo trabalho de Lívia Nestrovski. Conheceu o trabalho da cantora brasileira através da compositora Ângela da Ponte, que lhe apresentou uma versão inovadora de um lied de Schumann, reescrito com letra em português e acompanhado por guitarra em vez de piano. Ele descreve a experiência como “absolutamente deliciosa… Não há muita gente que tenha a coragem de alterar esta música, porque é quase um sacrilégio”. Nasceu aí a ideia de fazer um trabalho conjunto com a cantora, que o Teatro de Vila Real apoiou de imediato, dirigindo o convite a Lívia Nestrovski.

Ao grupo de compositores convidado pelo Oniros Ensemble nessa sequência foi lançado o convite para compor peças que dialogassem com a identidade de Lívia, Fred Ferreira e do próprio Oniros. “Temos a sensação de estarmos imersos em um caldeirão, já que cada compositor traz uma bagagem muito distinta. Há muita energia sonora neste ambiente, e estamos ansiosos por ver como isso resultará num espetáculo coeso”, dizem Lívia e Fred.

“IDENTIDADES”

O projeto recebeu o nome “Identidades” por refletir a sinergia e a colaboração entre os artistas envolvidos.

Edmundo Pires explica que “há algo comum que nos une, talvez uma identidade marcada pela vontade de criar”.

Fred Ferreira, que também compôs três peças, procurou integrar o universo da canção, que é a base do seu trabalho com Lívia, com a música contemporânea que caracteriza o Oniros Ensemble. “Era importante que as composições não apenas flertassem, mas de facto se alimentassem do universo da música contemporânea”, afirma.

O concerto será uma celebração da diversidade estética e musical, sem uma temática única, mas com uma abordagem poética que promete proporcionar uma experiência única ao público. Edmundo Pires destaca a qualidade artística do espetáculo. “Trabalhamos para termos em Vila Real um espetáculo que seja bom em qualquer sala do mundo”. Lívia e Fred concordam: “Certamente será um lindo encontro de gente muitíssimo comprometida com a música”.

Lívia Nestrovski, com uma presença avassaladora, é uma das maiores vozes da música contemporânea brasileira. Apresenta uma enorme versatilidade artística, lançou os discos DUO, com Fred Ferreira, “Pós Você e Eu”, com Arthur Nestrovski e “De Nada Mais a Algo Além”, com os compositores de vanguarda Luiz Tatit e Arrigo Barnabé. Como solista, esteve à frente de orquestras como Jazz Sinfônica, na Sala São Paulo, University of Illinois Concert Jazz Big Band, nos EUA, e Petrobras Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É bacharel em Canto Popular pela UNICAMP e mestre em Musicologia pela UniRio. Foi finalista do Prémio da Música Brasileira 2016 e vencedora do Prémio Profissionais da Música 2019 na categoria Cantora.

Fred Ferreira, com dupla graduação em Composição e Viola de Orquestra, é guitarrista profissional desde a sua adolescência. Atua ainda como diretor musical, criador de bandas sonoras e instrumentista, tanto no meio erudito como no popular.

O Oniros Ensemble, grupo de música erudita contemporânea, eclética e de geometria variável focado na criação de novas obras, com uma abordagem multimédia que integra música, design e iluminação.  Uma formação de música contemporânea, eclética e de geometria variável que procura dedicar-se a um repertório contemporâneo e à música de jovens compositores.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Teatro de Vila Real.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS