A exposição denominada “No hospital, durante a pandemia” reúne mais de 50 imagens captadas em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, da atividade diária de profissionais e utentes.
Em declarações à VTM, Joaquim Garrido explicou que a exposição pretende “contar uma história do que foi o período de Covid-19. Achei que fazia sentido registar estes momentos para a posterioridade e a melhor maneira de o fazer é através da fotografia”.
A mostra de fotografias está dividida em três momentos, conforme explicou o autor. “O primeiro momento mostra as adaptações que os hospitais tiveram de fazer para realizar os testes Covid-19. Um segundo momento, é demonstrado o trabalho de todos os serviços dentro de um hospital e o terceiro momento é a chegada das vacinas, em que médicos e enfermeiros foram os primeiros a ser vacinados. As fotos mostram os rostos deles com o receio que existia. Era algo de novo, embora fosse uma vacina”.
Joaquim Garrido lembra uma fotografia que o marcou. “Quando uma senhora, de 84 anos, me deixou tirar a fotografia e depois pediu-me para lha enviar para ela partilhar no Facebook e as amigas verem. Foi algo muito motivante”.
Natural de Vila do Conde, formado em Informática, Joaquim Garrido trabalha no Hospital da Luz Póvoa de Varzim. E a fotografia sempre foi uma “paixão”. “É algo que me inspira e suscita curiosidade, uma forma de eternizar momentos e locais”, sublinha.
Frequenta a licenciatura de Fotografia da Escola Superior de Media, Artes e Design e foi no âmbito de um projeto académico que começou a tirar as fotografias que deram origem a esta exposição.
A exposição é livre e todos a podem visitar no Hospital da Luz Vila Real até 25 de julho.