A iniciativa tem como propósitos sensibilizar a comunidade para a necessidade da prevenção de doenças, contribuído para a promoção da saúde, junto de públicos de todas as idades e com uma vertente didática e educativa dirigida aos mais novos.
Ao longo dos dois dias profissionais de saúde de diferentes unidades e elementos da proteção civil alertar para fatores de risco e sintomas a que se deve estar atento, realizaram rastreios e esclareceram como se deve fazer uma chamada para o 112.
A presença do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi uma das novidades deste ano, e os elementos do serviço ensinaram os participantes sobre a correta realização de uma chamada de emergência. Demonstraram ainda manobras essenciais de suporte básico de vida.
Outra das novidades nesta edição foi a presença da Unidade AVC, que prestou esclarecimentos fundamentais sobre o Acidente Vascular Cerebral, promovendo ainda uma palestra de sensibilização sobre esta patologia.
Ao Centro de Saúde de Ribeira de Pena coube o papel de dinamizar atividades relacionadas com a alimentação saudável e a prevenção do colesterol elevado.
Por outro lado, a Unidade Móvel do Município promoveu a sensibilização para a importância da higiene oral, e realizou ainda rastreios gratuitos aos visitantes.
A vertente do exercício físico não foi esquecida e dois professores de educação física estiveram na feira a incentivar a prática de atividades físicas e a esclarecer sobre os benefícios de um estilo de vida ativo.
A saúde mental teve também destaque, com duas psicólogas a desenvolver sessões interativas e jogos dinâmicos para a promoção de bem-estar.
A Feira da Saúde teve ainda um carácter educativo, especialmente direcionado para o público infantil, já que incentivou o contacto das crianças com a saúde, num ambiente descontraído e pedagógico. “Através de atividades lúdicas, as crianças adquiriram conhecimentos essenciais sobre a importância dos cuidados de saúde desde a mais tenra idade”, destacou a autarquia, que considera que a iniciativa teve grande adesão, tendo o intuito de “reforçar o compromisso da Câmara Municipal na promoção da saúde e do bem-estar da população”
Segundo a vereadora Isabel Lourenço, “a Feira da Saúde representa um momento crucial para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e da promoção da saúde”. Destacando a relevância da iniciativa para a comunidade, a autarca explicou que a autarquia pretende, desta forma, “dotar os munícipes de ferramentas essenciais para adotarem estilos de vida mais saudáveis e para tomarem decisões informadas sobre o seu bem-estar”.