Mas não é só do linho que irá “viver” este evento que se decorre até domingo. O mote da feira servirá também para expor e dar a conhecer outras actividades do concelho, nomeadamente o turismo, o artesanato, os vinhos, a gastronomia e a doçaria tradicional. O presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, reconhece a importância da Feira do Linho como factor económico significativo. “É a forma mais prática de dar a conhecer o que temos de bom no concelho, como a genuinidade dos nossos produtos, e o artesanato a que muita gente se dedica para aumentar a sua rentabilidade no final do mês. Há pessoas para quem a Feira do Linho é uma mais-valia, porque vão receber mais algum dinheiro e aumentar desta forma as suas economias”.
A autarquia aproveita este tipo de feiras para sensibilizar também a juventude para o artesanato ligado ao linho e ao mesmo tempo preservar o mesmo. “Temos duas cooperativas a funcionar, uma em Cerva e outra em Limões, mas não descuramos o futuro e queremos incutir nos mais novos a própria cultura do linho tradicional para que esta actividade não se perca. Infelizmente, no país já está espalhado o linho artificial e industrial, mas nós aqui ainda temos o método tradicional. A planta é trabalhada nos nossos campos durante o ano, depois é preparada e o tecido é colocado à venda”.
Agostinho Pinto garantiu que este ano estarão presentes no recinto da feira, “mais de cem expositores”, alguns oriundos de vários pontos do país, embora deixando claro que “a prioridade dos espaços na feira é sempre dada aos expositores do concelho e da região”.
Para a edição deste ano, o Município, a exemplo do que tem acontecido noutros eventos, manteve a mesma tipologia, ou seja, paralelo ao certame, foi elaborado um programa onde a animação musical e cultural são o prato forte.
O cortejo etnográfico, no dia 8, volta a ser uma das principais atracções do programa. Vinte e sete carros desfilarão pelas principais artérias da vila, cujos figurantes recrearão actividades rurais e outros costumes tradicionais do concelho.
Destaque para a exposição que irá estar patente no recinto da feira intitulada: “As 7 maravilhas do Concelho”, da autoria da arquitecta Maria João Pereira, onde as pessoas terão oportunidade de eleger as 7 maravilhas do concelho de Ribeira de Pena.
O sempre elogiado e concorrido desfile de moda com vestuário produzido em linho, será a exemplo das edições anteriores, o número que encerrará o evento organizado pela Câmara Municipal de Ribeira de Pena.