Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

“Festa da Cabra e do Canhoto” de volta a Vinhais

A aldeia de Cidões, em Vinhais, vai festejar, no dia quatro de novembro, a “Festa da Cabra e do Canhoto”, a tradicional festa que é “a verdadeira noite de Halloween”.

-PUB-

A aldeia de cerca de 20 habitantes, mantem a tradição da festa que “foi mantida e animada unicamente com o esforço dos filhos da terra”, uma festa que apesar da pequena dimensão do local atrai todos os anos cerca de “duas mil pessoas”, salienta a organização.

A noite que todos os anos é invadida por “Trasgos, deusas, druidas e outras figuras fantásticas, como o diabo”, ganha este ano maiores dimensões, com a devida preparação e aumento do espaço que este ano terá o antigo Largo da Eira como palco principal.

Os locais, apesar da edição deste ano ter ajuda exterior, devido às exigências de profissionalização dos organizadores que surgiu com o aumento da dimensão do evento, continuam a cooperar a coordenar as festividades. sendo eles “os verdadeiros zeladores das características originais e tradicionais deste evento”.

As ruas vão de Cidões vão ser preenchidas pelo “cortejo celta” com todas as pessoas da aldeia, o grupo de animação de Santa Maria da Feira “Aninamos” onde atuam os “trasgos” e o Teatro “Filandorra” e os grupos de gaitas de fole e bombos “Encharca o Fole” e “Gaiteiros de Zido”.

“A tradição é milenar e, apesar da pequena dimensão da localidade, nunca caiu no esquecimento”.

A festa começa às 19:00h com toda a aldeia decorada com motivos celtas, velas e estrelas flamejantes, este ano foi instalada uma tenda, para garantir espaços cobertos em caso de chuva e há várias tasquinhas com bebidas típicas desta festividade e petiscos tradicionais variados.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS