Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!

Folia dos Caretos atraiu milhares de visitantes a Podence

Foram quatro dias de celebração do tradicional Entrudo Chocalheiro, em Podence. Reconhecido em 2019 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Carnaval dos Caretos levou milhares de visitantes até Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. A organização estima que 50 mil pessoas tenham passado pela aldeia, para ver os mascarados com os seus fatos verdes, vermelhos e amarelos, que chocalham as mulheres e são pródigos em tropelias.

-PUB-

Que o diga António Manuel, que se apresenta como “o verdadeiro Careto”. Conta que o pai era conhecido por esta alcunha e ele ficou com ela. “Chamavam-lhe mesmo António Careto. Ele sempre se vestiu de careto até 1970”, altura em que a tradição parou, por falta de gente nova. Mas cinco anos depois, António Manuel e mais dois conterrâneos retomaram a tradição. “Voltámos a lançar isto, tinha 18 anos. Porque era uma tradição nossa e tinha a fatiota do meu pai”, lembra, dizendo que o Carnaval daquela altura era muito diferente de hoje em dia, desde os fatos, agora mais garridos, às multidões que tornam as ruas da aldeia pequenas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.