Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

UCC Mateus
UCC Mateus
Profissionais da UC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Fortalecer a amamentação: educando e apoiando

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para a Ação em Amamentação) em 1992,com o objetivo de dar visibilidade à amamentação.

-PUB-

Com a pandemia por Covid 19 e os conflitos geopolíticos, as desigualdades em termos de insegurança alimentar têm sido ampliadas e aprofundadas. A amamentação proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o nascimento, visto que o leite humano é perfeito e adequado, para a nutrição, pois é da espécie, logo de melhor digestibilidade. Está adaptada de acordo com o crescimento do bebé, produzindo proteínas, vitaminas e demais substâncias necessárias para cada fase, mas também para colmatar as necessidades imunológicas, pois este confere proteção em relação a infeções respiratórias, alergias, hipertensão, diabetes, obesidade, mas também contribui para um crescimento adequado, um bom desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento da cavidade oral e o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho. As crianças até os seis meses de idade devem ser alimentadas em exclusivo com leite materno, não precisam de chás, nem mesmo de água.

Após essa idade, deverá ser fornecida alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. Mas as vantagens do aleitamento materno também se estendem à mãe, nomeadamente uma menor incidência de anemias, recuperação mais rápida do peso pré-gestacional, menor prevalência de cancro do ovário, endométrio e mama e menos fraturas ósseas por osteoporose. A família também beneficia, pois melhor saúde e nutrição resultam em melhor ambiente psicossocial e bem-estar, bem como menores gastos em cuidados médicos. O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e a vários níveis. As mulheres precisam de apoio dos serviços de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentarem de uma forma otimizada. Todos nós temos um papel crucial no sucesso da amamentação.

Mais Lidas

Dois carros assaltados em Vila Marim

PREMIUM

A transportar passageiros há quase 80 anos

Vila Real segue em frente na Taça AFVR

PREMIUM

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.