“Todos os militantes são necessários para o partido”, frisou Francisco Rocha, que, no dia nove, saiu vencedor das eleições para os novos órgãos da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS).
No total, foram 206 os militantes que se deslocaram à urna, dos quais 111 escolheram a lista encabeçada por Francisco Rocha e 92 a liderada por João Álvaro Ribeiro, tendo-se contabilizado ainda um nulo e dois votos em branco.
O candidato vencedor sublinhou a sua satisfação com a resposta dada pelos militantes do concelho, que fizeram das eleições as mais participadas de sempre. “Felicito a lista adversária por ter contribuído para o debate de ideias”, frisou Francisco Rocha, recordando que “eleições disputadas são sinal de vitalidade” dentro do partido.
Relativamente aos próximos dois anos, e confrontado com a possibilidade de durante o actual mandato se começar já a especular sobre os nomes socialistas que poderão enfrentar o Partido Social Democrático de Vila Real nas autárquicas de 2013, Francisco Rocha é peremptório ao garantir que a estrutura concelhia não está preocupada “com os rostos”, uma vez que “todos os militantes são determinantes” para a vitória do partido nos combates eleitorais que se avizinham.
“Vamos apoiar os nossos eleitos e preparar bem os nossos militantes”, explicou o mesmo responsável político, deixando a garantia de que a sua equipa está preparada para assumir os projectos a que se propôs, entre os quais, abrir o partido à sociedade e melhorar os canais de comunicação com “todos os militantes e com os vila-realenses”, através, por exemplo, da criação de uma página de internet da comissão concelhia.
“Não queremos construir a partir de uma página em branco”, defendeu o presidente da Comissão Política Concelhia, reforçando a ideia de que o partido deve apoiar, de forma inequívoca, o mandato dos eleitos socialistas, militantes e independentes, nos diversos órgãos autárquicos, com especial atenção aos autarcas de freguesia, e “construir uma solução política alternativa ao PSD que seja credível, sustentada, responsável e coerente”.