Terça-feira, 27 de Julho de 2021
©Arquivo VTM

Fundação Auchan atribui 123 mil euros a 13 projetos de responsabilidade social

Prémio distinguiu quatro instituições, uma delas a Escola de São Pedro, em Vila Real

-PUB-

A Fundação Auchan para a Juventude premiou 13 projetos de responsabilidade social, a nível nacional, nas áreas da saúde, nutrição e ambiente, destinados a crianças e jovens. No total, as organizações distinguidas vão usufruir de um apoio financeiro que ronda os 123 mil euros, que irá beneficiar mais de 55 mil crianças e jovens. Entre as contempladas estão a Escola Secundária S. Pedro, em Vila Real; o Centro Social e Cultural S. Pedro do Bairro, em Famalicão; o SolSal Porto; e a Santa Casa da Misericórdia da Maia, que em conjunto irão receber mais de 39 mil euros.

Na edição de 2021 do seu concurso anual, a Fundação Auchan para a Juventude recebeu 13 candidaturas  no âmbito das áreas da saúde, desporto, educação, nutrição e ambiente. A maioria dos projetos foram apresentados por instituições particulares de solidariedade social, situadas nas zonas de influência das lojas Auchan.

A Escola Secundária S. Pedro foi distinguida pela relevância que assume na zona de implantação da loja Auchan Vila Real. O estabelecimento de ensino abrange 1080 crianças e jovens e o projeto apoiado visa implementar um plano individual por aluno, com o objetivo de avaliar a prevalência da obesidade e os hábitos alimentares e de combater o sedentarismo. Por sua vez, o Centro Social e Cultural S. Pedro do Bairro, que alcança 400 crianças, pretende criar uma central de compostagem que permita transformar os resíduos orgânicos em fertilizante para posterior utilização nas hortas da associação, bem como implementar um serviço de Street Food que permita às crianças adquirirem lanches saudáveis. O SolSal Porto vai aplicar o apoio recebido na realização de oficinas de desporto, ambiente e de construção de projetos de vida, com o objetivo de promover hábitos de vida saudável, o sucesso escolar e a inclusão social dos participantes. O projeto incluirá campos de férias, provas desportivas e formação ambiental, e chegará a 450 crianças. Por fim, a Santa Casa da Misericórdia da Maia vai promover a capacitação e o acompanhamento psicossocial de crianças, jovens e respetivas famílias, com vista à promoção e incorporação de bons hábitos alimentares. As atividades previstas, que irão abranger 50 crianças, passam por ações de sensibilização, workshops práticos nos domicílios e na loja, concursos culinários e jogos didáticos.

“Com este prémio, a Fundação Auchan para a Juventude está a apoiar projetos que vão contribuir para melhorar a saúde, o bem estar e o futuro das crianças e jovens inseridas nas nossas áreas de atuação. O trabalho das instituições premiadas assume uma relevância particular no atual contexto, em que sentimos de forma muito evidente os efeitos da crise económica e sanitária decorrentes da pandemia, pois permite, de uma forma muito próxima, dar uma resposta imediata e concreta aos impactos provocados pela Covid-19”, sublinha Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

Desde 2012 em Portugal, a Fundação já apoiou 122 projetos locais dirigidos a crianças e a jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 25 anos, tendo atribuído mais de 1.4 milhões de euros a projetos sociais inovadores e com impacto económico e social nas zonas de implantação das suas lojas.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.