Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
No menu items!

Gastronomia transmontana em destaque em Macedo de Cavaleiros

Até domingo, o concelho macedense recebe mais um Fim de Semana Gastronómico, com mais de uma dezena de restaurantes aderentes

-PUB-

O concelho de Macedo de Cavaleiros recebe mais uma edição dos Fins de Semana gastronómicos, desta feita com destaque para o Azedo, um enchido típico do fumeiro transmontano. Ao longo de quatro dias, mais de uma dezena de restaurantes vai ter este enchido como peça central das respetivas cartas.

Relevado para segundo plano da gastronomia transmontana durante muitos anos, o Azedo tem vindo a ganhar destaque na última década. Com o tempo frio a apertar em todo o Nordeste Transmontano, a comida de conforto ganha terreno na hora de escolher o prato para o almoço ou o jantar. “O Azedo é um daqueles enchidos que mostra como as pessoas no nosso território sempre souberam aproveitar tudo o que os animais tinham para nos dar”, salienta o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

O Azedo é, recorde-se, uma iguaria feita à base da massa de alheira, mas sem o alho. Normalmente servido com grelos de nabiça ou espigos de couve, “o Azedo tem um elevado potencial de adesão e tem vindo a ganhar adeptos junto dos comensais que nos visitam, cada vez mais rendidos a este enchido com um sabor mais ácido do que aquilo a que estamos habituados no fumeiro transmontano”, sustenta ainda o autarca.

Este fim de semana gastronómico está inserido numa iniciativa mais alargada, promovida pela câmara municipal e pelo Geopark Terras de Cavaleiros, que procura promover a gastronomia local e os produtos mais autênticos do concelho.

A iniciativa arrancou em novembro e irá prolongar-se até abril de 2023, numa ação que, para o presidente, procura potenciar “o turismo gastronómico, uma das vertentes que pode levar o nome do município além-fronteiras, ao mesmo tempo que se constitui como mais uma forma de ajudar a dinamizar a economia local”.

“Acreditamos que é possível criar dinâmicas de turismo gastronómico que se assumam como uma mais-valia para os empresários do concelho”, explica Benjamim Rodrigues. O autarca afirma mesmo que “são já muitas as pessoas que vêm de longe, incluindo de Espanha, para provar o que se faz na nossa cozinha”.

“De forma integrada, e com a participação dos empresários locais, acreditamos que é possível ao longo de seis meses, em seis fins de semana específicos, promover seis produtos típicos de Macedo de Cavaleiros”, diz ainda.

Depois do Azedo, segue-se a “Rota das Casulas e do Butelo”, de 13 a 15 de janeiro de 2023; a “Rota do Javali”, de 26 a 29 de janeiro; o “Festival do Grelo”, de 17 a 21 de fevereiro; e, por fim, e o “Cabrito à Mesa”, de 7 a 9 de abril.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS