Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
NacionalGNR e IP lançam Campanha Nacional de Segurança Rodoviária

GNR e IP lançam Campanha Nacional de Segurança Rodoviária

No próximo sábado, dia 28 de setembro, pelas 10:00 horas, na Costa da Caparica, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a Infraestruturas de Portugal (IP), vai lançar a campanha “Vamos Refletir”, no âmbito da segurança rodoviária, através de um evento que contará com a presença de várias figuras públicas.

 Da análise dos dados da sinistralidade no ano 2018, a GNR registou 3 950 atropelamentos, que provocaram 70 vítimas mortais e 202 feridos graves, o que representa um aumento de 11% no número de vítimas graves relativamente ao ano anterior, merecendo destaque o facto de 75% das vítimas mortais terem mais de 50 anos.

Com esta campanha de âmbito nacional pretende-se, por um lado, que a sociedade reflita sobre a problemática da sinistralidade rodoviária e sobre a necessidade de proteger os utilizadores mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e os utilizadores de bicicletas e, por outro, que estes tenham consciência dos perigos a que estão expostos nas vias rodoviárias, sendo imprescindível a utilização de equipamentos refletores que incrementem a sua visibilidade, bem como a adoção de comportamentos seguros.

A campanha “Vamos Refletir” irá certamente contribuir para a segurança daqueles que circulam ao longo das vias, que efetuam o seu atravessamento e das passagens de nível, além de consciencializar os condutores de veículos para adotarem uma condução defensiva e que previna, proativamente, acidentes rodoviários, nomeadamente atropelamentos.

A esta iniciativa da GNR e da IP associaram-se diversas figuras públicas, entre as quais Nélson e Sérgio Rosado, dos Anjos, João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal 2019, o apresentador de televisão Pedro Fernandes, o Chef Kiko Martins e o ator Alexandre Silva, que marcarão presença no evento, colaborando na sensibilização das pessoas e na distribuição de folhetos e de materiais refletores alusivos à campanha.

 


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS