Em comunicado, a PSP revelou que a intervenção policial ocorreu na sequência de uma denúncia, que dava conta da presença indevida de um indivíduo no interior de uma habitação, cujo acesso havia sido forçado. “À chegada ao local, os polícias constataram que a porta de entrada da fração apresentava sinais evidentes de arrombamento”, explicou a PSP, adiantando que, após diversas tentativas de contacto com o suspeito, “este recusou abrir a porta e adotou uma postura hostil, empunhando um objeto metálico com o qual desferia impactos no interior do imóvel”.
Perante a recusa continuada em colaborar com as ordens policiais, “foi necessário aceder ao interior da habitação, onde se verificou que o indivíduo se encontrava armado com um ferro”.
Apesar das advertências, a polícia refere que o suspeito “não largou o objeto e continuou a demonstrar agressividade, tendo sido necessária a utilização de meios coercivos de baixa potencialidade letal, designadamente da arma elétrica conhecida por ‘Taser’, para garantir a sua imobilização e detenção”.
O indivíduo foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários de Bragança e transportado para unidade hospitalar para avaliação, sendo posteriormente conduzido às instalações policiais, onde foram realizadas as diligências processuais necessárias.
No decurso da ação foram ainda “apreendidos um ferro, um machado e uma faca de cozinha que se encontravam ao alcance do suspeito”, acrescentou a PSP em comunicado.
Foi dado conhecimento da ocorrência à autoridade judiciária, sendo que o detido foi presente a tribunal, que decretou o Termo de identidade e residência como medida de coação.