Com esse objetivo, foram formalizados protocolos com mais três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Bragança, nomeadamente o Centro Social de São Pedro de Sarracenos, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Ponte – França e o Centro Social e Paroquial de Baçal.
O alargamento da ação desta unidade “vai permitir a prestação dos mesmos cuidados médicos e de enfermagem que teriam em ambiente hospitalar, com qualidade e em segurança, aos utentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, garantindo-lhes os tratamentos necessários no seu contexto habitual”, explica a unidade de saúde em comunicado.
O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, que presidiu ao ato de assinatura de protocolos, quarta-feira, 14 de fevereiro, enalteceu o que diz ser “os inequívocos benefícios desta medida para os doentes, que passam a ter acesso aos mesmos cuidados que teriam em contexto hospitalar no conforto das instituições, que se traduz num impacto positivo na sua recuperação”, afirmando que a parceria com as IPSS “representa mais um importante passo no âmbito da cooperação entre as áreas da saúde e social”.
Já o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Duarte Soares, salientou que, a par dos cuidados de saúde prestados aos utentes, “também serão garantidos acompanhamento e apoio às equipas das ERPIS por parte dos profissionais de saúde da ULS do Nordeste, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados prestados aos doentes”.
Também os representantes das IPSS agora abrangidas pela hospitalização domiciliária também enalteceram a importância destes serviços de saúde em contexto de proximidade, que contribuem para aumentar o conforto e o bem-estar dos utentes, bem como a segurança dos profissionais das instituições ao nível da sua atuação em questões relacionadas com a saúde.
Os cuidados de saúde em regime de hospitalização domiciliária são prestados por uma equipa multidisciplinar, de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente, numa ótica de humanização.
Esta unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.
Implementada em 2019, a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste tem vindo a aumentar o número de doentes acompanhados nesta valência, tendo iniciado, em novembro do ano passado, a sua intervenção em ERPI, nomeadamente na Fundação Betânia, na Santa Casa da Misericórdia de Bragança e na Obra Social Padre Miguel.