Esta obra, que representou um investimento total de 275 mil euros, executados em duas fases, resultou de um Contrato de Cooperação Interadministrativo, celebrado entre o município de Mondim de Basto, a Secretaria Geral da Administração Interna e a GNR e veio dotar o edifício de “melhores condições de trabalho e de atendimento”, revela o município em comunicado.
O presidente da câmara, Bruno Ferreira, elogiou o empenho dos seus antecessores para que esta obra fosse uma realidade, destacando o “importante papel das forças de segurança nas comunidades e na promoção da ligação do estado com as populações”. Reconheceu também que “é fundamental dotar estas forças de equipamentos, recursos humanos e meios de proteção adequados às suas funções”.
A cerimónia terminou com uma visita às instalações renovadas do Posto da GNR, que se tornou num edifício mais funcional, nomeadamente, no que diz respeito à acessibilidade e privacidade no atendimento, mas também na área de detenção.
O Posto da GNR de Mondim de Basto é um edifício com quase 30 anos – datando a sua construção de 1994 – e com esta intervenção garante, agora, melhores condições aos agentes que lá trabalham, mas também veio beneficiar o aspeto exterior do edifício e de toda a área envolvente.