A novas instalações do Posto Territorial de Mesão Frio, foram inauguradas no dia 20 de março, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Veloso, contando ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, entre outras entidades civis, judiciais, policiais e militares.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro afirmou que “é muito significativa esta cerimónia que dignifica o exercício das funções militares da GNR, uma das nossas principais missões e uma das prioridades do Estado de direito democrático, fator de coesão e desenvolvimento do país”, acrescentando que as forças militares de segurança representam a “defesa da segurança, das liberdades e das garantias dos cidadãos”.
José Luís Carneiro enalteceu a atitude do presidente do município, porque “não ficou a olhar para os problemas, mas procurou arranjar soluções para resolver esses mesmos problemas”.
Em comunicado, o comando da GNR de Vila Real explicou que o Posto Territorial de Mesão Frio tem um “efetivo de 22 militares e reúne singulares condições estruturais e de localização que permitem aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR aos cidadãos das freguesias de Barqueiros, Cidadelhe, Oliveira, Santo André-Mesão Frio e Vila Marim, com uma área total de 26,65 km², servindo uma população de 3.547 habitantes”.
O investimento total de 441.700,20 euros foi financiado pelo Ministério da Administração Interna e compreendeu a reconstrução e reabilitação do Posto Territorial da GNR de Mesão Frio, que em 2019 foi completamente destruído por um incêndio.
Este Posto está localizado na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, nº 490, 5040-310 Mesão Frio e dispõe dos seguintes contactos: Telefone: 254 892 210; Email: ct.vrl.dprg.pmsf@gnr.pt