Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Investimento de 12 milhões de euros para cuidar de um “recurso natural escasso”

O projeto “LivingSoiLL- Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs” é coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e está patente em quatro países além de Portugal: França, Espanha, Itália e Polónia.

-PUB-

Na quarta-feira (26), várias das pessoas envolvidas nesta iniciativa estiveram na Quinta do Bomfim, em Alijó, e na Fundação Casa de Mateus, em Vila Real.

Com a duração de quatro anos e meio, o “LivingSoiLL” tem como objetivo, segundo Cristina Carlos, docente da UTAD e coordenadora deste projeto, “estabelecer cinco laboratórios vivos, nos diferentes países, para promover e estudar a saúde dos solos”. No caso português, no laboratório Luso-Galaico, o estudo incide-se na vinha e no olival. No país vizinho será focado no olival. Em França vão estudar-se as vinhas. Na Polónia o estudo foca-se na cultura da macieira e em Itália serão três, a vinha, o castanheiro e a avelã.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS