Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!

[adrotate group="20"]

Jesualdo Ferreira, mirandelense de outros tempos

Jesualdo Ferreira nasceu em Mirandela, bem no centro da vila que muitos anos depois se tornou cidade, na Rua do Arco, entre a ponte velha e o Palácio dos Távoras. O pai era mesmo da cidade, e a mãe era de Carvalhais, uma aldeia que começa onde Mirandela termina. Jesualdo Ferreira acabou por sair de […]

-PUB-

Jesualdo Ferreira nasceu em Mirandela, bem no centro da vila que muitos anos depois se tornou cidade, na Rua do Arco, entre a ponte velha e o Palácio dos Távoras. O pai era mesmo da cidade, e a mãe era de Carvalhais, uma aldeia que começa onde Mirandela termina.

Jesualdo Ferreira acabou por sair de Mirandela, aos dois anos, com a família, que partiu para Angola. Daí só regressou com 14 anos, já depois de se ter separado dos pais, que ficaram em Cubal e enviaram o filho para Nova Lisboa para estudar no Colégio Alexandre Herculano, que oferecia melhores condições de ensino.

Ficou com uns tios, que não tinham filhos e que viviam desafogadamente. Gente de dinheiro, que entretanto chegara à reforma. Por isso regressaram à metrópole, para assentar em Valpaços, donde eram naturais.

Jesualdo Ferreira regressou com eles. Veio na idade de ir para o Liceu e por isso foi sozinho morar para Chaves. Vivia num quarto alugado, na Rua do Sol.

Um fim-de-semana por outro regressava a Carvalhais, onde estava grande parte da família pelo lado da mãe e para onde vieram os pais quando deixaram Angola.

Nas férias era presença assídua na aldeia. Vinha de autocarro ou, a maior parte das vezes, de boleia com um senhor de uma aldeia ao lado, que era viajante. Foi lá que cresceu até terminar o Liceu. Então partiu para Lisboa, para tirar o curso no ISEF. E fez da capital o seu lar.

 

PINTO DA COSTA EM MIRANDELA

 

Tal como “A Voz do Nordeste” já tinha avançado em primeira mão, Jorge Nuno Pinto da Costa, o emblemático Presidente do Futebol Clube do Porto, estará em Mirandela para a inauguração da delegação n.º 99, a Casa do Futebol Clube do Porto em Mirandela.

No próximo dia 23 de Março, pelas 18:00 horas, dar-se-á inicio às festividades, no auditório Municipal de Mirandela, onde serão recebidos o Presidente do FCP e Jesualdo Ferreira, o treinador mirandelense que será homenageado pela edilidade que lhe vai atribuir a medalha de mérito e de honra da cidade.

A comitiva dirige-se depois para a delegação do FCP em Mirandela, junto à Reginorde, onde Vítor Baía, o guarda-redes talismã, descerrará a placa de inauguração, sendo ele o Padrinho da casa, já que por coincidência o número da sua camisola é o 99.

Pelas 20:00 horas decorrerá um mega-jantar no pavilhão da Reginorde, onde os portistas da cidade e da região vão confraternizar. Com esta inauguração oficial termina um primeiro período de grande actividade da Casa, muito bem dirigida pelo senhor Amaral e pela sua equipa.

 

 

Rui Tulik

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

[adrotate group="19"]

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | desporto

[adrotate group="16"]