Centenas de jovens do concelho de Mondim de Basto vão poder usufruir de um cartão que lhes vai permitir ter descontos em vários estabelecimentos comerciais e actividades e serviços camarários, não só a nível concelhio, como internacional. A iniciativa é da autarquia local e vai ser apresentada, durante o Dia Municipal da Juventude que vai ocorrer a 30 deste mês.
Para o efeito e nessa data, vai ser assinado um protocolo, entre a edilidade local e a Movijovem, o qual vai permitir a integração do “Cartão Jovem Municipal” na “Rede Europeia de Cartões Jovens”.
“Estamos na fase de angariar aderentes ao Cartão Jovem Municipal e a constituir uma carteira de empresas que possam aderir aos descontos” – adiantou o vereador Francisco Ribeiro. Neste momento, “já aderiram cerca de trinta empresas e os beneficiados com esta acção poderão chegar aos quinhentos jovens”. O autarca salientou, ainda, que “a componente internacional do cartão é uma das suas mais-valias. Os nossos jovens poderão, nas várias dezenas de países aderentes, usufruir, também, de múltiplos descontos”.
Depois de a Assembleia Municipal ter dado “luz verde”, a autarquia local promoveu uma série de contactos, com o tecido empresarial e associativo, de modo a concretizar esta iniciativa, cuja fase de divulgação local, junto dos operadores, se vai desenrolar até ao final deste mês.
Os cartões serão atribuídos a jovens com idades compreendidas entre os doze e os vinte e seis anos e as margens de desconto vão de 10 a 20%, na utilização de serviços públicos e municipais, nomeadamente em eventos recreativos, culturais e desportivos. Outras vantagens dos portadores deste cartão prendem-se com a redução de 10% nas taxas de construção e 20% no comércio local.
Jmcardoso