A reunião serviu para auscultar as necessidades dos jovens que frequentam o ensino superior na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
O presidente da AAUTAD, Fernando Gonçalves, deu a conhecer o trabalho da AAUTAD e fez um balanço dos maiores desafios para os jovens que frequentam o ensino superior na cidade de Vila Real.
“A questão do alojamento é a mais preocupante para os estudantes da UTAD, pois a oferta pública é deficitária, contudo, os representantes dos estudantes acreditam que os projetos apoiados pelo PRR que estão previstos poderão atenuar este problema grave que persiste”, disse o PSD em comunicado.
O tema da saúde mental entre os mais jovens também foi abordado nesta reunião, realçando o presidente da AAUTAD a “necessidade do reforço de psicólogos na Universidade”.
O diálogo entre as duas estruturas ainda tocou outras dimensões, ficando a certeza entre todos que existem diversos problemas que urgem resolver.
O presidente da JSD Distrital de Vila Real, José Brás, acompanhado por João Rocha, Joana César e João Matos Bessa, afirmou que “os problemas dos estudantes do ensino superior são transversais mas agudizam-se nos território do interior. A UTAD é um dos baluartes da região tramontana que pode ser o motor para acelerar o desenvolvimento económico e a melhoria da qualidade de vida”.
A JSD Distrital de Vila Real revela que irá continuar o seu roteiro de auscultação das entidades mais relevantes no distrito para acompanhar de perto os problemas dos jovens transmontanos.