Em reação à primeira convocatória do plenário marcada para dia 21 de outubro – dia de semana laboral – das 16 às 18 horas, o PSD de Montalegre deu a saber que esta tinha como “objetivo reduzir o número de votantes que vão decidir quem vai ser o próximo Presidente da Junta de Freguesia de Tourém”.
Desta forma, e reagindo ao comunicado dos sociais-democratas, a Junta de Freguesia de Tourém remarcou o plenário para sábado, dia 8 de novembro, entre as 9 horas e as 11 horas. Acrescenta ainda o documento, que a primeira marcação da repetição do plenário “nunca pretendeu, de forma alguma, impedir a apresentação de candidaturas nem limitar a participação cívica”.
O PSD tinha acusado ainda que a “postura é antidemocrática, desleal, oportunista e revela falta de bom senso e de chico-espertismo da ainda Presidente da Junta”. Em resposta, através deste edital, a presidente da junta garante que a nova data pretende “reforçar a confiança dos fregueses no processo eleitoral”.
Constam da ordem de trabalhos a constituição da mesa ad hoc e verificação de quórum (mínimo de 10% de eleitores recenseados), eleição da mesa do plenário, apresentações das listas, votação e apuramento dos resultados. Após isso acontecer, será lavrada e aprovada a ata da sessão.