Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste sublinhou que estes dois equipamentos permitem “reforçar o Serviço de Imagiologia e melhorar a resposta nesta área aos utentes do distrito”.
Já instalados na ULS de Bragança, os aparelhos aumentam ainda a “capacidade de resposta” das unidades de saúde face às necessidades adicionais da população associadas à atual situação epidemiológica.
Em comunicado, o hospital revela que o raio-X portátil dispõe de um sistema moderno, de utilização fácil e com capacidade extra de flexibilidade, enquanto o sistema de aquisição digital de imagem direta, sem fios, é uma tecnologia inovadora, que permite produzir imagens com elevada definição e enviá-las diretamente para o processo clínico do doente. “Este sistema adapta-se a qualquer sistema de raio-X convencional, funcionando com qualquer tipo de aparelho, quer seja fixo ou portátil”, explica o hospital, acrescentando que conta ainda com uma consola portátil, com o mesmo software e funções de uma estação fixa, que pode ser acoplada ao aparelho de raio-X portátil.
Estes equipamentos, que representam um investimento na ordem dos 50 mil euros, “são essenciais no tratamento de doentes que necessitam de realizar exames radiológicos”, entre os quais doentes com infeções respiratórias graves, pelo que têm uma importância vital perante a atual pandemia de Covid-19.
Por último, a administração da ULS do Nordeste agradece a doação destes novos aparelhos, que “são de grande importância” para prestar “mais e melhores cuidados à população”.