Quarta-feira, 4 de Agosto de 2021

Juntas de Freguesia oferecem equipamentos ao hospital

As juntas de freguesia do concelho ofereceram um aparelho de raio X portátil e um sistema de aquisição digital de imagem direta ao hospital de Bragança.

-PUB-

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste sublinhou que estes dois equipamentos permitem “reforçar o Serviço de Imagiologia e melhorar a resposta nesta área aos utentes do distrito”.

Já instalados na ULS de Bragança, os aparelhos aumentam ainda a “capacidade de resposta” das unidades de saúde face às necessidades adicionais da população associadas à atual situação epidemiológica.

Em comunicado, o hospital revela que o raio-X portátil dispõe de um sistema moderno, de utilização fácil e com capacidade extra de flexibilidade, enquanto o sistema de aquisição digital de imagem direta, sem fios, é uma tecnologia inovadora, que permite produzir imagens com elevada definição e enviá-las diretamente para o processo clínico do doente. “Este sistema adapta-se a qualquer sistema de raio-X convencional, funcionando com qualquer tipo de aparelho, quer seja fixo ou portátil”, explica o hospital, acrescentando que conta ainda com uma consola portátil, com o mesmo software e funções de uma estação fixa, que pode ser acoplada ao aparelho de raio-X portátil.

Estes equipamentos, que representam um investimento na ordem dos 50 mil euros, “são essenciais no tratamento de doentes que necessitam de realizar exames radiológicos”, entre os quais doentes com infeções respiratórias graves, pelo que têm uma importância vital perante a atual pandemia de Covid-19.

Por último, a administração da ULS do Nordeste agradece a doação destes novos aparelhos, que “são de grande importância” para prestar “mais e melhores cuidados à população”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.