Disponibiliza gratuitamente informação útil e em permanente atualização através de publicações temáticas, bases de dados e conteúdos de tipo noticioso. Tem como objetivo a promoção do território, de serviços e produtos numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
A primeira parte do portal, já disponível, demorou nove meses a desenvolver, e nela, o utilizador pode encontrar, até ao momento, 172 textos sobre Boticas, 839 fotografias e 38 mapas. Divididos em quatro categorias principais, ‘O que fazer’, ‘Onde comer’, ‘Onde ficar’ e ‘Notícias’.
A segunda parte, uma loja online, estará disponível em 2018. O Visit Boticas pretende, com a loja, ser uma montra do melhor que se faz em Boticas e Trás-os-Montes, apoiando os produtores e artesãos locais na divulgação e venda de alguns dos seus produtos.
O Visit Boticas é um projeto independente, fruto do entusiasmo pela região de um designer lisboeta, que trocou a capital por Trás-os-Montes. O projeto tem a Universidade do Minho como parceira e conta com a colaboração de pessoas de diferentes áreas (Arqueologia, Biologia, Design, Engenharia Ambiental, História e Humanidades).